Experiência do TEDx na Universidade de Brasília

Sábado, 21 de março de 2015. O dia estava chuvoso, fez jus ao momento. Todos os grandes acontecimentos, o céu abençoa. O palco escolhido para acontecer o TEDx UnB, o maior evento sobre pensamentos e ideias que merecem serem compartilhadas, foi o Memorial Darcy Ribeiro, conhecido como Beijódromo.

Nem a chuva, muito menos o trânsito foi impedimento para os participantes irem. O local estava lotado. Lotado de pessoas com algo em comum, talvez a vontade de mudar ou transformar a região onde mora, a sociedade ou a si mesmo. Ao redor do espaço, vivências práticas: uma árvore cheia de objetos com seus respectivos contrastes e significados. E muita gente se conhecendo.

Dentro do Beijódromo, pertencente à Universidade de Brasília (UnB), as conversas e risadas ecoavam por todos os lados. Sentimentos de descobertas que iam além do evento. Ao chegar para pegar as credenciais, a surpresa. Cada participante selecionado, foram mais de mil inscrições para somente 100 irem assistir ao evento, era designado em sua credencial com uma cor. Cada cor era relacionado à área de atuação ou que pretende seguir. Foi um mistério! A lógica era, você deveria associar-se com gente que possuía a mesma cor da credencial que a sua, para que possam conversar, se conhecer, e quem sabe, trocar experiências. E por fim, o significado era o seguinte: vermelho (ativismo), rosa (cultura), amarelo (empreendedorismo), verde claro (entretenimento), verde escuro (meio ambiente), laranja (política), azul (saúde) e preto (tecnologia). Fiquei com o empreendedorismo.

Depois do credenciamento, os participantes puderam circular pelo local com outras vivências experimentais. Será que é possível movimentar uma bolinha voadora com a força da mente? É, eu não consegui. Mas, sim é. Esta foi uma das propostas oferecidas. Um painel exposto de frente à entrada possibilitava você tirar fotos, selfies com uma caixa-box do youtube.

Outras, simplesmente fizeram todos repensarem e transcreverem ideias em palavras, frases e sonhos. “O que você vai fazer depois do TEDx?”, “Qual ideia não passa de 2015?” O painel inundou das mais variadas ações e planos.

vivenciastedxunb-coerenciaparticular

tedxunb-brasiliabeijodromo-coerenciaparticular

tedxunb-kit-coerenciaparticular

Na entrada do auditório, todos bem ansiosos para o ciclo de palestras. Mas antes, porque não mostrar de onde e como chegou ao evento? Um painel fixado com o mapa do Distrito Federal e entorno, convidava as pessoas a cravejarem a rota do caminho do dia. Cada veículo era representado por uma cor, e no fim das contas, tinha pessoas de todos os cantos da cidade (e quando não é delimitado de onde se veio? É, as pessoas marcaram até fora do mapa). Antes mesmo de entrar os participantes receberam um kit (bem lindo). A pasta continham revistas, folders das empresas parceiras do evento e a programação do dia.

Nos talks show o objetivo era um só, que em minutos os convidados dêem a melhor palestra de suas vidas e que, de alguma forma, sejam motivadores a espalhar ideias e possibilidades. Diante disso tudo, o tema nasceu “Brasília, um lugar de possibilidades”. E para isso acontecer, a organização escolheu pessoas de diferentes áreas, que realiza ou realizaram algo de impacto à sociedade, para provocar uma vivência única nos participantes.

Abriram-se as portas e pronto. Ideias, sonhos e carreiras iriam ser disseminados no espaço. O tempo parou e cada minuto foi passando preciosamente. A ansiedade tomava conta de todos. No palco, um fundo incrível com painel interativo e cobogós amarelos anunciava o início de um dos maiores e mais incríveis eventos, o TEDx na Universidade de Brasília.

tedxunbpalco-coerenciaparticular

tedxunbbrasilia-coerenciaparticular-lannasantanna

Mas, o que aconteceu e como, é assunto para o próximo post. Acompanhe!

* Imagens pertencem ao acervo pessoal da autora e também ao instagram oficial do TEDxUnB.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s